Saiba quais são os benefícios do treinamento funcional para ciclistas
Você sabe quais são os benefícios do treinamento funcional? Eles envolvem melhorias na saúde, na força e na resistência, além de potencializarem a performance de determinadas práticas e atividades esportivas, como pedalar. Por isso, esse tipo de treino é cada vez mais procurado.
Investir no treino funcional para ciclismo impacta positivamente a vida do atleta ou de quem pedala com frequência. O resultado é sentido na prática, com o fortalecimento dos músculos, o que deixa o corpo preparado para enfrentar trajetos longos e de maior nível de dificuldade. Saiba mais sobre as demais vantagens a seguir!
O que é treinamento funcional?
Para entender quais são os benefícios do treinamento funcional, primeiro é preciso compreender exatamente o que significa e o que envolve essa prática. A princípio, movimentar-se e estabelecer uma rotina de exercícios físicos é o primeiro passo para ter um corpo forte e saudável.
Originalmente, o treinamento funcional costumava ser adotado somente como parte dos exercícios de fisioterapia para recuperação do movimento de regiões lesionadas. Ao estimular essas partes do corpo, o músculo era ativado novamente e se fortalecia.
Entretanto, com o passar do tempo, observou-se que o exercício funcional poderia ser adaptado a atletas e pessoas que buscam ganhar força e resistência, melhorando o condicionamento físico. A partir daí, esse tipo de treinamento passou a ser aplicado com foco na prática de atividades físicas, como o ciclismo.
Características e exemplos de exercícios funcionais
Agora que você já consegue ter uma noção dos benefícios do treinamento funcional, vamos explicar as características dessa modalidade. Basicamente, esse tipo de treino é feito a partir de repetições e movimentos que usam a força do próprio corpo com o intuito de proporcionar resistência.
Diferentemente da musculação, que atua em locais específicos, o treino funcional trabalha vários músculos ao mesmo tempo e estimula o sistema cardiorrespiratório. Confira alguns exemplos de exercícios funcionais:
- agachamento;
- remada;
- flexões;
- prancha;
- abdominais;
- pular corda;
- corrida;
- polichinelo;
- exercícios com halteres;
- exercícios com faixa elástica.
Como é o treinamento funcional para ciclistas?
O treinamento funcional para bike estabelece uma série de exercícios orientados especificamente para melhorar e potencializar o rendimento de ciclistas. Isso porque determinados movimentos trabalham justamente com os músculos utilizados durante a pedalada.
No caso do ciclismo, o treino funcional compreende dinâmicas que estimulam a região do core (parte central do corpo), além dos membros superiores e inferiores em conjunto. Agachamento, movimentos de escalada, burpee (flexão associada a salto) e prancha são ótimos para quem pedala.
Está conhecendo a modalidade agora e deseja investir em um treino funcional para iniciantes? Então, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado, como um personal trainer, que vai ajudar na definição dos melhores exercícios e acompanhar a execução e a evolução.
Benefícios do treinamento funcional para quem pedala
Agora você já sabe a definição e as características da modalidade. Então, quais são os benefícios do treinamento funcional especialmente para ciclistas? Conforme mencionamos, os exercícios atuam na performance e no rendimento do ciclista, aumentando a força e tonificando os músculos. Além disso, há outras vantagens:
- contribui para uma postura adequada;
- previne dores nas costas e nos joelhos, comuns em quem pedala;
- fortalece a musculatura;
- aprimora o equilíbrio corporal;
- melhora a coordenação motora;
- aumenta a resistência cardiorrespiratória;
- incrementa a flexibilidade;
- beneficia o condicionamento físico em geral.
Para alcançar esses resultados, é importante ter ajuda de um profissional e respeitar os limites do corpo. Ao intensificar o treino sem recomendação ou realizar movimentos de forma errada, é possível que o músculo seja comprometido e diminua o rendimento do pedal, o que não é seguro ou desejado pelos ciclistas.
Comece a pedalar com a bike Itaú
Viu quantos benefícios o treinamento funcional associado ao ciclismo pode proporcionar? Então, se você gostou da ideia e quer começar a pedalar o quanto antes, conte com a bike Itaú!
Oferecemos planos de bicicletas compartilhadas por preços atrativos em diversas regiões do país e no exterior. Essa é uma ótima forma de economizar sem abrir mão da qualidade, pois nossas laranjinhas passam por revisões e manutenções periódicas, que proporcionam mais conforto, desempenho e segurança.
Para contratar é fácil: basta fazer o download do nosso aplicativo pelo sistema iOS ou Android e criar seu cadastro. Na sequência, escolha o plano de utilização de acordo com sua preferência e orçamento. Use o mapa para localizar a estação mais próxima a você e acompanhar as rotas até o seu destino.
Tudo o que você precisa saber sobre ciclismo está no blog de bike Itaú!
Após conferir os benefícios do treinamento funcional para ciclistas, que tal se aprofundar em outros assuntos sobre bike no nosso blog? Aqui, você encontra dicas e curiosidades que podem diversificar os trajetos, melhorar sua saúde e o pedal, seja em questão de conforto, rendimento ou segurança.
Caso você tenha se animado e não veja a hora de começar a pedalar, conte com as nossas bikes compartilhadas. Já chegamos a cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre e Salvador, onde as laranjinhas estão espalhadas por pontos estratégicos e podem acompanhar você diariamente!