O Bike Rio é o sistema de compartilhamento de bicicletas operacionalizado pela tembici. e patrocinado pelo banco Itaú. Com ele, qualquer pessoa que deseja se deslocar pelas ruas do Rio de Janeiro, utilizando uma bicicleta, pode comprar um plano, alugar uma bicicleta e devolvê-la em uma estação próxima ao seu destino final.
Para alugar uma bike no Bike Itaú, você precisa ter um Plano Ativo em seu cadastro. Os valores dos planos estão disponíveis no app Bike Itaú ou na nossa página de planos.
Para usar a Bike Itaú Elétrica, você paga uma tarifa adicional a seu plano. Confira na nossa página de planos.
Fique atento às regras de tempo de uso e número de viagens disponíveis no seu plano. Caso queira pedalar por mais tempo ou fazer mais viagens do que o contratado no seu plano, haverá uma cobrança de R$ 3,90 a cada 30 min adicionais ou viagens extras. Aproveite o Plano Completo e tenha uma taxa reduzida de R$ 2,90. A ideia é compartilhar!
Nas estações com auto atendimento você pode comprar um Passe Diário, sem cadastro, apenas utilizando seu cartão de crédito. Você também pode adquirir um novo plano, de qualquer modalidade, através do site ou app Bike Itaú. Se preferir, pode adquirir um plano com pagamento em dinheiro no nosso ponto físico.
Após comprar um plano (diretamente na estação com Auto Atendimento, no site ou no App Bike Itaú) você tem diversas maneiras de retirar uma bike em uma de nossas estações.
Caso você tenha um cartão do usuário Bike Rio, você pode ir diretamente na vaga da bicicleta desejada e inserir o cartão na entrada para cartões da vaga. Caso tenha um plano válido vinculado ao cartão, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta poderá ser retirada.
Caso você opte por tirar sua bicicleta usando diretamente uma estação com Auto Atendimento ou o App Bike Itaú, você receberá um código de 5 números, que você deve digitar no teclado da vaga da bicicleta que deseja retirar. Caso o código seja inserido corretamente, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta estará disponível para retirada. Este código tem validade de 1 minuto e caso necessite, você pode gerar outro código, até que consiga pegar uma bicicleta.
Ao retirar a bicicleta da vaga, você possui 1 minuto para devolvê-la, sem iniciar o período do empréstimo. Caso você note um defeito na bicicleta, que impossibilite o seu uso, retorne-a em alguma vaga disponível e clique no botão de manutenção localizado logo acima do leitor de cartão da vaga livre. Este botão, ao ser acionado, avisa instantâneamente à central de atendimento, que aquela bicicleta tem algum problema técnico e precisa de reparos. Inclusive impossibilita que aquela bicicleta seja retirada por outro usuário em seguida, evitando acidentes.
Caso você devolva a bicicleta em menos de 1 minuto, não se preocupe, ela não vai contar dentro do número de viagens que seu plano disponibiliza por dia.
A bicicleta do Bike Rio possui uma cesta com elástico adaptável para segurar seus pertences (bolsas, sacolas, mochilas, etc) de diversos tamanhos. A cesta possui duas alturas para segurar o elástico, em locais diferentes. É proibido o uso da cestinha para carregar crianças ou animais, ela suporta objetos de até 5kg, no máximo, e o seu uso incorreto pode ocasionar acidentes, que serão de sua responsabilidade.
Todos os dias, das 05h às 00h
No Plano Avulso, o valor se adapta ao tempo que durar sua viagem, sendo os primeiros 15 minutos apenas R$ 3,00. A partir disso, a cada 15 minutos você será cobrado R$ 2,00 se estiver em uma bike mecânica ou R$ 3,00 se estiver em uma bike elétrica.
No Plano Lazer, o período de uso é de 2 horas, para o Plano Básico são 45 min e para o Plano Completo 60 min. Caso queira pedalar por mais tempo, haverá uma cobrança de R$ 3,90 a cada 30 min adicionais. No Plano Completo, esse valor cai para R$ 2,90.
Para não ser cobrado, faça intervalos de 15 min a cada viagem dentro do limite do seu plano. A ideia é compartilhar!
O seu cadastro é único e todo e qualquer aluguel de bicicletas relacionado ao seu cadastro ou cartão, é de sua responsabilidade, de acordo com o Termos de Uso (que você aceita, ao comprar um passe do Bike Rio). Assim, caso a bicicleta venha a ser roubada ou qualquer outro incidente aconteça, será sua a responsabilidade sobre custos inerentes ao empréstimo.
Lembre-se de que é de sua responsabilidade a correta devolução da bicicleta na estação. Sempre que devolvê-la na estação, aguarde a luz verde indicativa que mostra a correta colocação na vaga e um aviso sonoro. Caso haja algum problema com a devolução, a luz verde não se acenderá. Nesse caso, você deve tentar novamente ou utilizar uma outra vaga disponível. Uma dica: caso você tenha alguma dificuldade na devolução, tente levantar a roda traseira da bicicleta pelo selim e inserí-la novamente na estação, antes de tentar em uma nova vaga.
Você pode utilizar o App Bike Itaú ou a imagem dos mapas das estações, para verificar aonde encontra a estação mais próxima. Olhando no App Bike Itaú, você também tem acesso à informação de disponibilidade de vagas na estação escolhida. Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar essa informação.
Caso você tente devolver sua bicicleta em uma estação que esteja sem vagas disponíveis e seu empréstimo já se aproxime do seu limite de uso, você pode solicitar um tempo adicional gratuito para se deslocar até a estação mais próxima. Você pode fazer isso ligando para a Central de Atendimento Bike Rio. Lembre-se, é de sua responsabilidade realizar a correta devolução da bicicleta na estação, garantindo, inclusive, sua correta fixação na vaga correspondente.
Neste caso, provavelmente, a estação está sem energia ou com alguma falha sistêmica. Então a estação não tem condições de assegurar a correta fixação da bicicleta na vaga escolhida. Neste caso você deve se deslocar até a estação mais próxima para devolver sua bicicleta corretamente. Lembre-se, é de sua responsabilidade a correta devolução da bici na estação, garantindo inclusive sua correta fixação na vaga correspondente.
Nas estações que não são de Auto Atendimento, o empréstimo pode ocorrer de duas maneiras: você pode retirar uma bicicleta utilizando seu cartão do usuário Bike Rio, inserindo-o diretamente na vaga da bicicleta que você deseja emprestar, ou através do App Bike Itaú, gerando um código de empréstimo para a retirar.
Você pode ser cobrado por taxas adicionais ao ficar com uma laranjinha por mais tempo que o contratado no seu plano, quando fizer mais viagens do que as disponíveis no seu plano, ou quando utilizar uma Bike Elétrica.
No Plano Avulso, você term 15 minutos para pedalar por R$ 3,00. A partir disso, você será cobrado a cada 15 minutos adicionais em R$ 2,00 ao usar bikes mecânicas ou R$ 3,00 ao usar bikes elétricas.
No Plano Lazer, você tem 2 horas para ficar com a bike e pode viajar quantas vezes quiser. Caso você ultrapasse as 2 horas, você paga R$ 3,90 a cada 30 minutos. Caso você utilize uma bike elétrica, você paga R$ 4,00 a cada 15 minutos de uso.
No Plano Básico, você pode pedalar 45 minutos por viagem e fazer 4 viagens por dia. Será cobrado R$ 3,90 a cada 30 minutos extras ou viagem adicional. Quando usar uma bike elétrica, pague R$ 3,00 a cada 15 minutos.
No Plano Completo, você pode pedalar 60 minutos por viagem e fazer 4 viagens por dia. Será cobrado R$ 3,90 a cada 30 minutos extras ou viagem adicional. Quando usar uma bike elétrica, pague R$ 2,00 a cada 15 minutos.
A ideia é compartilhar!
Você será responsabilizado e cobrado, no caso de perda ou roubo da bike, será cobrado caso peça para receber uma segunda via do cartão do usuário, e em caso de acidente de sua responsabilidade, com danos para a bike.
Você deve entrar em contato com nossa central de atendimento para pedir o bloqueio imediato do seu cartão e, se desejar, pedir uma nova via, que será enviada ao endereço de cadastro. No caso de envio da 2ª via, haverá cobrança extra.
Caso você opte por tirar sua bicicleta usando diretamente uma estação com Auto Atendimento ou o App Bike Itaú, você receberá um código de 5 números, que deve digitar no teclado da vaga da bicicleta que desejar. Caso o código seja inserido corretamente, uma luz verde se acenderá e sua bicicleta estará disponível para retirada. Este código tem validade de 1 minuto e caso necessite, você pode gerar outro código, até que consiga retirar uma bicicleta.
Você deve imediatamente ligar para a central de atendimento do Bike Rio para comunicar o roubo e providenciar um Boletim de Ocorrência, que deverá ser enviado ao e-mail que o atendente te passar. A Central de Atendimento irá te instruir sobre todo o procedimento.
Você deve tentar devolver a bicicleta na estação mais próxima e ligar para a central de atendimento, se possível, para que possamos prestar o auxílio necessário para a situação. Nesse caso, a central irá bloquear a bicicleta, para que ela seja periciada pelo nosso time técnico. Caso não consiga devolver a bicicleta em uma estação, você deve nos comunicar para que possamos resgatá-la, aonde estiver.
Você sempre poderá falar com a gente através de ligação ou envio de e-mail para a Central de Atendimento, ou através das redes sociais da tembici.
Todas as vezes que você fizer uma compra de um plano diário pelo totem de auto atendimento, será feita uma pré-autorização no seu cartão de crédito no valor de R$300,00, como uma garantia para a correta utilização da bicicleta pelo período contratado. Esta pré-autorização de R$300,00 não é debitada do seu cartão, porém impacta no seu limite de crédito. Por exemplo, ao comprar um passe diário, fazemos esta pré-autorização no seu cartão, se você devolver a bicicleta dentro do período estipulado, este valor será desconsiderado automaticamente em até 4 dias. Caso aconteça algum imprevisto com a bicicleta e você não consiga nos comunicar, este valor será debitado automaticamente. Portanto, toda e qualquer avaria, acidente, furto, deve ser imediatamente comunicada à nossa Central de Relacionamento para que sejam tomadas todas as providências e este valor devidamente cancelado de seu cartão.