Sobre a tembici

Bike urbana: dia a dia mais prático e agradável

Atualizado em 28 abr. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

As bicicletas são o principal meio de transporte sustentável, além de serem práticas e agradáveis para as pessoas no dia a dia. Por isso, utilizá-las para se locomover é uma excelente escolha. Pensando nisso, você sabe qual é a melhor bike urbana?

As bikes na cidade trazem diversos benefícios para as pessoas e a sociedade, como facilidade para se locomover pelo trânsito, principalmente nos grandes centros. Por isso, para quem já tem a bicicleta presente no dia a dia ou está começando a inseri-la na rotina, desenvolvemos um conteúdo completo sobre a bike urbana.

Afinal, por que escolher a bike?

Além da facilidade para chegar aos lugares, as bicicletas trazem benefícios para seu bolso e seu bem-estar. Elas são altamente econômicas, já que dispensam os custos com combustíveis, contam com seguros e manutenção mais baratos que os demais veículos. 

Ainda falando sobre economia, as bicicletas apresentam preços menores em comparação com os gastos em aplicativos particulares de transporte. Tanto com uma bike própria quanto com as bicis compartilhadas, os custos são muito menores.

Enquanto economiza, você coloca seu corpo em movimento e, consequentemente, contribui para seu próprio bem-estar. Afinal, para mantermos a saúde em dia, é preciso fazer exercícios físicos. Assim, por que não incluí-lo de maneira prática, como pedalar, na sua rotina?

Pensando nisso, você conhece os benefícios de pedalar para sua saúde? Incluindo as bikes em sua rotina, é possível ter melhores noites de sono, fortalecimento muscular, além de maior sensação de felicidade, já que pedalar aumenta os níveis de serotonina e dopamina no corpo, substâncias responsáveis por isso.

Intermodalidade nas cidades

Com as bikes urbanas, você pode optar por trajetos intermodais, ou seja, utilizar mais de um meio de transporte para se locomover. Um exemplo disso é escolher a bike para iniciar seu trajeto e escolher o transporte urbano público para terminá-lo, ou o contrário.

Outra prática de intermodalidade é começar o caminho pedalando, escolher outro meio de transporte e, depois, voltar para a bicicleta urbana. Há diversas maneiras de inserir trajetos intermodais no seu dia a dia, basta escolher qual mais se encaixa em sua rotina.

Pessoa andando de bike.

Qual é o melhor tipo de bike para a cidade?

Cada bicicleta conta com características específicas para os tipos de trajetos que a pessoa deseja realizar. Dessa forma, as bikes urbanas contam com freios, pneus, bancos e outros acessórios diferentes dos demais, porque são desenvolvidas para tornar a pedalada na cidade mais agradável.

Pensando nisso, se você não conhece os tipos de melhores bikes urbanas, separamos os principais modelos. Confira a seguir:

Bike compartilhada

A bike compartilhada foi desenvolvida para deixar seu trajeto pela cidade ainda mais agradável. Ela conta com freios roller brake, banco regulável, lanternas que acendem enquanto você pedala, além de outros acessórios ideais.

Bike elétrica

Quem busca mais praticidade ainda no dia a dia não pode deixar de conhecer a bike elétrica urbana. Ela reduz o esforço necessário para pedalar e faz você chegar mais rapidamente aos lugares.

Bicicleta dobrável

Para quem busca uma locomoção rápida, sem precisar se preocupar em qual lugar estacionar ou deixar a bike, a bicicleta dobrável é uma ótima opção. Ela pode ser facilmente carregada para ambientes internos.

Bike fixa

A bicicleta fixa é outro modelo de bike urbana muito utilizado, porque dispensa o uso dos freios, já que as rodas são fixas e se movem junto aos pedais. Dessa maneira, se a pessoa para de pedalar, as rodas deixam de girar.

Single speed

A single speed é o modelo mais comum entre as bicicletas. Ela possui a roda completamente livre, ou seja, apenas ao pedalar para frente você cria uma ação na bici. 

Maneiras de utilizar a bike compartilhada para se locomover

Agora que sabemos por que escolher a bicicleta urbana como meio de transporte, que tal conhecer as diferentes maneiras de utilizar as bikes compartilhadas para se locomover? Elas servem para ir ao trabalho, fazer compras, chegar a um compromisso e muitas outras coisas.

As bikes compartilhadas trazem maior praticidade para o nosso dia a dia, por não precisarmos nos preocupar com onde estacioná-las, onde alugá-las e quando podemos utilizá-las.

Dependendo do plano escolhido, você pode realizar diversas corridas por dia, quando desejar. Além disso, elas estão espalhadas por pontos estratégicos das cidades. Com uma estação de bike compartilhada por perto, você escolhe por qual trajeto vai pedalar, podendo realizar diferentes caminhos para chegar ao destino.

Bike Itaú

A bike Itaú é a maneira mais prática de utilizar a bicicleta nas cidades, já que as laranjinhas estão espalhadas por perto de lojas, transporte públicos, pontos turísticos e avenidas principais. Assim, basta verificar, no nosso aplicativo, qual é a estação mais próxima de você e se há laranjinhas disponíveis para começar a pedalar.

Além disso, facilitamos sua rotina com planos que se encaixam perfeitamente no seu bolso. Para consultá-los no app, escolha em qual cidade deseja usar as bicis. Se preferir, também há autoatendimentos em nossas estações, procure a mais próxima pelo nosso mapa.

Bike Itaú proporciona uma pedalada mais agradável e prática

Desenvolvidas especialmente para usar nas cidades, as bikes urbanas da Itaú proporcionam um trajeto mais agradável, facilitando seu dia a dia. Aproveite para fazer o download do nosso aplicativo, que está disponível para dispositivos eletrônicos Android e iOS. Confira!