Sobre a tembici

Bike para cidade: 8 dicas para ter pedaladas mais agradáveis

Atualizado em 28 abr. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andando de bicicleta nos grandes centros, podem surgir alguns desafios. Exemplos disso são dificuldades para acessar alguns pontos, pedaladas em vias movimentadas, sinalizações essenciais, leis de trânsito de bike para cidade e outras dúvidas comuns que ocorrem no dia a dia.

Para deixar sua pedalada ainda mais agradável, trouxemos algumas dicas sobre como usar a bicicleta no trânsito das cidades. Com nossas informações, você pode tornar seu dia a dia ainda mais prático. Confira!

1. Planeje a rota

Planejar a rota da pedalada é a melhor maneira para chegar ao seu destino com maior rapidez. Opte por ruas ou avenidas que tenham menos trânsito. Afinal, se você vive em grandes centros, há locais específicos em que sempre há engarrafamento.

Além disso, para acessar alguns pontos das cidades com mais facilidade, há as ciclovias ou ciclofaixas. Muitas vezes, elas conectam diversos locais dos grandes centros, tornando a pedalada mais rápida. Por isso, verifique se há faixas para ciclistas perto do seu destino.

2. Sinalize seus movimentos

Ao pedalar em ruas ou avenidas, é preciso sinalizar seus movimentos para os demais veículos. Como as bicicletas não contam com setas, para mostrar que você vai virar à direita ou à esquerda, utilize seus braços, indicando a direção. Já para indicar que você vai seguir em frente com a bicicleta, faça o movimento com o braço para frente.

3. Acessórios indispensáveis

Se você tem uma bike para cidade, segundo o CBT (Código Brasileiro de Trânsito), é preciso equipá-la com campainha, sinalização de trânsito noturna dianteira, lateral, traseira e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

Os demais acessórios para andar de bicicleta não são exigidos pelo CBT. Contudo, caso você se sinta mais seguro usando, são excelentes opções. Pensando naquilo que é opcional, lembre-se de usar o que faz você ficar mais confortável para pedalar.

4. Não ande na contramão

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, andar na contramão do sentido da via não mantém o ciclista mais seguro, pelo contrário. Apesar de ver os veículos se aproximando, eles não necessariamente lhe veem!

Uma das leis de trânsito para ciclistas, determinada pelo Código Brasileiro de Trânsito, é que as pessoas devem andar de bicicleta em acostamentos, ciclovias ou ciclofaixas no sentido da via. Além disso, o CBT diz que, se não for possível pedalar por essas vias, o ciclista deve se manter na faixa da direita em ruas ou avenidas.

5. Cuidado com a abertura de portas

No momento em que você está andando de bicicleta no trânsito, é preciso manter a atenção. Por isso, fique atento a portas de veículos abertas, afinal elas atrapalham o percurso, não é mesmo?

Além disso, algumas pessoas podem abrir a porta do veículo repentinamente, no momento em que você está pelando. Então, uma dica é não pedalar muito próximo dos carros ou dos demais veículos.

Homem andando de bibicleta.

6. Verifique a manutenção da bike

Para ter uma viagem tranquila e agradável, é necessário que sua bike para cidade tenha a manutenção em dia, já que ela precisa ter respostas imediatas aos seus comandos.

Alguns pontos que merecem mais sua atenção são os freios e os pneus. Contudo, lembre-se de também conferir o sistema de marchas, o aro e outros acessórios da bicicleta.

7. Escolha a bicicleta ideal

Há diversos tipos de bikes para a cidade, por isso escolha a ideal para você. Por exemplo, se você utilizar a bici e transporte público para chegar ao seu destino, a bicicleta dobrável ou compartilhada seria a ideal.

Além disso, há outros modelos de bike para cidade, como a bicicleta elétrica, que não exige tanto esforço do ciclista no trânsito, e as versões híbridas, para quem usa a bici no dia a dia nos grandes centros e, nos finais de semana, pedala por outros locais para se divertir.

Bike Itaú

A bike Itaú é o principal sistema de bicicletas compartilhadas do Brasil. As laranjinhas são práticas e fáceis de usar, além de contarem com preços que cabem no seu bolso. Para consultar os planos oferecidos, basta verificar no nosso aplicativo ou, se preferir, nos autoatendimentos nas nossas estações.

Localizadas em pontos estratégicos das cidades, as estações da Bike Itaú podem estar mais próximas do que você imagina. Aproveite para consultar os locais da sua cidade que contam com os pontos das laranjinhas pelo nosso aplicativo. Nele, também dá para verificar se há bicicletas disponíveis na estação escolhida no momento.

Dica extra

Ao utilizar a bike para cidade, além de aproveitar todos os benefícios que ela traz para o corpo, o bolso e o meio ambiente, desfrute deste momento. Afinal, quando estamos pedalando, podemos observar as incríveis paisagens que não tínhamos reparado antes.

Utilizar a bicicleta no seu dia a dia para chegar aos seus compromissos pode tornar-se um momento de lazer ou relaxamento no meio da correria do cotidiano. Por isso, que tal incluir a bici na sua rotina?

Conheça tudo sobre o universo das bikes

Aqui no nosso blog, você fica por dentro das melhores dicas sobre bicicletas, para aproveitar ainda mais a pedalada. Se você gostou de saber um pouco mais sobre bike para cidade, não deixe de conferir nossos outros conteúdos!