Sobre a tembici

Bike em “sampa”: veja como pedalar em São Paulo

Atualizado em 01 ago. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andar de bicicleta em São Paulo nunca foi tão prático e fácil. Isso porque a capital paulista conta com a maior malha cicloviária do país. São mais de 695 km destinados a bike em “sampa”, com ciclovias e ciclofaixas que passam por quase toda a cidade.

Espalhadas por todas as regiões da capital paulista, basta verificar qual é a malha cicloviária mais próxima de você e pedalar para seu compromisso. Para você entender melhor sobre esse movimento de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo, desenvolvemos um guia completo. Confira!

Diferenças entre ciclovias e ciclofaixas

Se você é uma pessoa observadora, já deve ter percebido áreas destinadas apenas para as pessoas andarem de bicicleta na capital paulista. Mas você sabe como diferenciar uma ciclofaixa de uma ciclovia? Pois é, alguns detalhes podem levar a pensar que elas são iguais.

A principal diferença entre as duas malhas cicloviárias é que a ciclovia em São Paulo é uma via apenas destinada para ciclistas, sendo construída em um trajeto à parte dos veículos motorizados. Ela possui uma delimitação entre o local destinado para os demais transporte e as bicicletas. Esse limite geralmente é constituído por grandes estruturas de concreto.

Já as ciclofaixas, diferentemente das ciclovias, não contam com estruturas de delimitação dos demais veículos. Elas são apenas separadas por uma faixa sinalizada no local destinado aos ciclistas.

Um exemplo dessas duas malhas cicloviárias em São Paulo é que nas Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima podemos encontrar ciclovias, já na Avenida Rebouças há somente ciclofaixas. Você já tinha reparado?

Ciclorrota

Outra malha cicloviária muito comum e utilizada para andar de bike em “sampa” são as ciclorrotas. Elas não são um local específico para os ciclistas pedalarem, mas sim caminhos para andar de bicicleta. Esses trajetos são apenas sinalizados com placas ou símbolos gráficos no chão.

Em São Paulo, podemos encontrar 32 km de ciclorrotas dentro da capital. Lembre-se de que durante a pedalada é preciso manter-se no sentido da via e sinalizar aos demais veículos os seus próximos movimentos.

Benefícios das bicicletas em São Paulo

Andar de bicicleta em São Paulo traz diversos benefícios para nosso dia a dia. O principal é evitar ficar horas parado em congestionamentos. Com as bikes, basta seguir seu trajeto sem ficar estressado devido ao engarrafamento ou se atrasar para o seu compromisso.

Além disso, com a malha cicloviária em São Paulo, também é possível se deslocar com mais facilidade pela capital. Isso porque há diversas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas espalhadas por toda a cidade. Somente é preciso consultar qual é a mais próxima de onde você está e de onde quer chegar.

Não podemos esquecer que, ao utilizar a bike em “sampa”, também estamos contribuindo para a mobilidade urbana, além de ajudar o meio ambiente. As bicicletas são grandes aliadas das cidades e da natureza, visto que não emitem gases poluentes, como acontece com veículos motorizados.

Por último, ao utilizar as bikes podemos economizar muito mais, já que elas têm custo menor que os demais veículos. Então, se você deseja guardar dinheiro, precisa conhecer o aluguel de bicicletas em SP.

Avenida Paulista.

Bicicletas compartilhadas

Conforto, praticidade, facilidade e economia são características das bicicletas compartilhadas. As bikes nos ajudam na nossa rotina corrida. Afinal, elas estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade, contando com diversas unidades de bicis à disposição.

Em São Paulo, encontramos 260 estações espalhadas pela capital, com mais de 2.700 bicicletas. Podemos utilizá-las para ir trabalhar, ir ao mercado, fazer compras, encontrar a família ou os amigos, passear pelo parque, conhecer a cidade e fazer diversas outras atividades.

Com a bike compartilhada, ainda podemos optar pela intermodalidade, ou seja, começar o trajeto andando de bicicleta e terminá-lo com a utilização de outro transporte ou com uma caminhada. Também é possível realizar o contrário: iniciar o caminho de uma maneira diferente e finalizá-lo com as bicis. Incrível, não é mesmo?

Bike Itaú

A bike Itaú em São Paulo conta com diferentes planos para se encaixar perfeitamente à sua rotina. Basta verificar no nosso aplicativo o ideal para você ou, se preferir, consultar as opções nos autoatendimentos nas estações das laranjinhas.

Estações próximas a malhas cicloviárias

Se você deseja andar de bike em “sampa” nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, conte com a bike Itaú. Nossas estações estão espalhadas por diversos pontos da capital paulista, facilitando o acesso às malhas cicloviárias da cidade.

Para verificar onde estão localizadas as estações, basta, com o celular em mãos, olhar no nosso aplicativo o ponto mais perto da malha cicloviária em que deseja andar. Depois de terminar o trajeto, lembre-se de deixar a laranjinha na estação .

Conte sempre com a bike Itaú!

Para você acompanhar outros conteúdos exclusivos como este sobre bike em “sampa”, basta consultar o nosso blog. São diversas postagens semanais para deixar você por dentro do universo das bicicletas. Venha conferir!