Sobre a tembici

Bicicleta na praia: dicas para ter uma pedalada mais agradável

Atualizado em 24 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Já imaginou pedalar enquanto observa uma vista incrível das ondas quebrando no mar? Para aproveitar todas as vantagens de andar de bicicleta na praia, é preciso ter em mente algumas dicas. Afinal, diferentemente dos demais lugares, há alguns obstáculos nesse trajeto, como areia e maresia.

Para você ter uma pedalada agradável com a bicicleta na praia, desenvolvemos algumas dicas que vão ajudar a aproveitar o passeio pela costa. A seguir, confira o guia completo sobre os benefícios de pedalar na praia.

Dicas para pedalar na praia

Não há tempo ruim para curtir uma pedalada na beira do mar. Para deixar seu trajeto mais prazeroso, coloque algumas de nossas dicas em prática e aproveite a vista deslumbrante da costa.

Escolha o trajeto ideal

Pedalar sobre a areia pode ser um pouco mais difícil que em vias comuns. Por isso, se você não deseja tanto esforço durante a pedalada, opte por andar nas ciclovias ou na rua, na orla da praia.

Lembre-se de que, se for pedalar na beira da praia, você deve se atentar às pessoas que estão curtindo o local. Por isso, além de apreciar a vista, preste atenção nos obstáculos à frente.

Defina a hora certa para pedalar

Antes de iniciar uma pedalada na praia, é necessário verificar a força e a direção do vento. Isso porque ele é responsável por levar cutículas de água salgada até as pessoas ou bicicletas.

Conforme o vento se intensifica, as gotículas de água entram em maior contato com você e sua bike. A maresia pode danificar algumas peças da bicicleta, como niples, parafusos, raios, correntes e cabo de aço, que geralmente não são inoxidáveis e ficam expostas.

Além disso, se estiver muito forte, o vento pode deixar a pedalada um pouco mais difícil, já que será preciso colocar mais força nos pedais. Por isso, não se esqueça de verificar se o vento está muito intenso antes de andar de bicicleta na praia.

Mulher andando de bicicleta na praia.

Como prevenir os danos da maresia?

Uma dica simples é utilizar a parafina, muito usada para o surfe e muito útil no cuidado com sua bike na praia. Para isso, basta aplicá-la nas peças não inoxidáveis, como parafusos, raios, correntes, niples e cabo de aço.

A parafina não deixa que as cutículas de água entrem em contato com a sua bike, evitando que a maresia a danifique. Lembre-se de que não é necessário aplicá-la nos componentes fabricados com alumínio, carbono ou titânio, já que são materiais muito resistentes à corrosão.

Óleos lubrificantes

Apesar de ser uma excelente opção para evitar os danos da maresia, a parafina não pode ser aplicada em todas as peças da sua bike. Por exemplo, a corrente de transmissão não deve entrar em contato com a parafina. Então, é preciso optar por outro produto para protegê-la.

Os óleos lubrificantes também são capazes de proteger a bike de praia contra os efeitos da maresia. Afinal, eles ajudam a repelir as gotículas de água salgada. Contudo, não exagere na aplicação do produto, senão a areia pode grudar nas peças.

Proteja a bike

A maresia não se limita somente à orla da praia. Por isso, ao guardá-la, é preciso ter alguns cuidados. Para evitar que as gotículas de água salgada entrem em contato com sua bike, cubra-a com uma capa de material impermeável como nylon ou uma lona.

Cuidados com a areia

Além de tornar o trajeto um pouco mais difícil, visto que é preciso colocar mais força nos pedais, a areia pode prejudicar a bike. Ela pode entrar, enferrujar e danificar peças móveis, como movimento central, direção e movimento de suspensão.

Isso acontece porque a areia contém sal, que também está presente na maresia e é capaz de enferrujar a bicicleta. Além disso, ao entrar nas peças, ela gera atrito, que pode danificar a bike.

Para evitar que a areia enferruje a bike ou entre nas peças, basta utilizar as mesmas dicas relacionadas à maresia. Parafina, óleos ou silicone também terão o efeito protetor contra a areia.

Benefícios de andar de bicicleta na praia

Pedalar à beira do mar pode ser um momento relaxante e divertido. Ao utilizar nossas dicas de cuidados ao andar de bicicleta na praia, você garante uma viagem mais agradável e evita danos à sua bike.

Sendo assim, aproveite a incrível vista do oceano e curta o momento de andar de bicicleta na praia. Afinal, praticar exercícios físicos traz diversos benefícios para o dia a dia, como melhores noites de sono, fortalecimento muscular e muitas outras vantagens. Por isso, aproveite o momento e curta a beira da praia.

Saiba tudo sobre o universo das bicicletas

Após saber um pouco mais sobre as dicas e vantagens de andar de bicicleta na praia, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre o universo das bicicletas. Aproveite para ver nossos planos incríveis de bikes compartilhadas e procure a estação de laranjinhas mais próxima!