Sobre a tembici

Bicicleta elétrica no RJ: mais energia para a pedalada

Atualizado em 21 fev. 2022 Bike Itaú Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Para se locomover com mais conforto, praticidade e rapidez, a bicicleta elétrica no RJ é uma excelente escolha. Afinal, com as bikes, é possível evitar ficar horas preso no trânsito e fazer viagens intermodais, como, por exemplo, iniciar sua viagem com a bike e termina-lá caminhando, além de curtir a paisagem da Cidade Maravilhosa enquanto pedala.
As bicicletas elétricas estão cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas. Assim, são um meio de transporte sustentável que traz diversos benefícios tanto para os ciclistas quanto para a sociedade como um todo. Por esse motivo, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre as vantagens, dúvidas e funcionamento das bikes elétricas.

Como as bicicletas elétricas funcionam?

A bike elétrica pode ser usada para todos os tipos de viagem. Ela é ideal para percorrer longas distâncias ou caminhos com subidas e ladeiras, oferecendo uma dose extra de energia para o percurso ficar menos cansativo e mais agradável.
Sendo assim, as bikes contam com um motor elétrico, ou seja, não é preciso utilizar combustíveis fósseis para se locomover. Logo, as bicicletas transformam energia elétrica em mecânica, facilitando as viagens dos ciclistas e tornando-se uma fonte de apoio, principalmente para longos percursos.
Para dar partida nas bicicletas elétricas, é preciso apenas começar a pedalar. Dessa forma, os próprios ciclistas controlam a velocidade das bikes através do impulso no pedal, pois elas não contam com aceleradores. Para ajudar nas viagens, as magrelas têm um mostrador de velocidade e quilometragem. 

Como carregar as bicicletas elétricas?

Para sua bicicleta não te abandonar durante uma viagem, é preciso verificar antes da pedalada se a bike está com bateria. Caso ela não esteja, será essencial recarregá-la. Contudo, lembre-se que a bike Itaú tem carregamento próprio nas estações. Incrível, não é mesmo?
Para fazer isso de maneira correta, é essencial verificar se a voltagem da tomada escolhida é adequada para a da bicicleta. Basta conectá-la com a ajuda de um cabo e esperar que sua bateria esteja completa para retirá-la da fonte de energia.
Portanto, assim como outros aparelhos eletrônicos, as baterias das bikes elétricas possuem determinada duração. No caso das bicicletas, é equivalente a 30 a 60 quilômetros percorridos, podendo ter variação de acordo com o fabricante. Por isso, é importante planejar o percurso da viagem para a duração da bateria.

Onde encontrar as bikes elétricas?

Com o grande crescimento da bicicleta elétrica no RJ, é muito fácil encontrá-la para compra no mercado. Mas que tal escolher alugar uma bike para fazer suas viagens com mais praticidade?
Com o aluguel de bicicleta elétricas, é possível percorrer curtos ou longos trajetos e escolher o caminho ideal. Além disso, com elas, você pode realizar uma viagem intermodal, optando por uma parte com transporte público e o restante com a bicicleta — ou o contrário.
Além disso, com as bikes alugadas, a economia é garantida. Afinal, há diversos planos para diferentes rotinas e viagens. Assim, as bicicletas elétricas no RJ são uma excelente opção para todas as categorias de ciclistas.

Bikes Itaú

As bikes Itaú contam com planos únicos que se encaixam perfeitamente à sua rotina. O melhor é que, com apenas alguns cliques, é possível escolher o ideal e desbloquear sua bicicleta para realizar a viagem. Para isso, basta ter o aplicativo em mãos ou optar por uma estação com autoatendimento. 
Para descobrir a estação mais próxima de você, verifique-a no mapa do aplicativo bike Itaú e caminhe até ela. Depois, desbloqueie sua bicicleta com o QR code e curta sua pelada. Lembre-se de verificar pelo app se há espaço para a laranjinha no ponto mais perto do seu destino.
Além disso, para verificar em quais estações tem bikes elétricas disponíveis, basta, com o nosso aplicativo em mãos, olhar no mapa se há sinalização com um raio. Isso estará indicando se existem bicicletas elétricas no ponto escolhido.

Pessoa andando de bicicleta elétrica.

Benefícios da bicicleta elétrica

Inserir a bicicleta elétrica na sua rotina vai muito além de evitar trânsito ou economizar tempo. Com as bikes, é possível ajudar o meio ambiente e ainda contribuir para a sua saúde, além do excelente custo-benefício.

Amiga do meio ambiente

Como sabemos, veículos motorizados precisam ser abastecidos com combustíveis fósseis, emitindo gases poluentes para o meio ambiente. Isso faz com que sejam responsáveis pela piora na qualidade do ar e pelas chuvas ácidas.
Com as bikes elétricas, não é preciso abastecer com gasolina ou álcool. Basta conectá-las aos pontos de energia e esperar sua bateria recarregar. Assim, você também contribui para uma menor emissão de CO2.

Exercícios físicos

Para manter o bem-estar em dia, é preciso fazer atividades físicas. Por isso, optar por uma bicicleta para pedalar até seu destino é uma excelente escolha também para a sua saúde.
Com a pedalada você coloca seu corpo em movimento e tem melhores noites de sono, além de ter mais disposição para as tarefas do dia a dia e consegue fortalecer a resistência muscular.

Economia garantida

Diferentemente dos veículos motorizados, as bikes não têm taxas anuais ou grandes manutenções. Por isso, acabam tendo um ótimo custo-benefício para os ciclistas.
Além disso, com os aluguéis de bike, você paga apenas pela viagem percorrida ou pelo plano escolhido. Consequentemente, é possível economizar ainda mais. Incrível, não é mesmo?

Conheça um pouco mais sobre o assunto

Agora que você já está ciente dos benefícios da bicicleta elétrica no RJ e como ela funciona, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos. Aproveite e veja também nossos planos com excelente custo-benefício, escolhendo o ideal para sua rotina!