Sobre a tembici

Bicicleta elétrica funciona na subida? Confira tudo sobre essa dúvida

Atualizado em 13 jun. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Na rotina corrida do dia a dia, tudo que queremos é uma ajudinha no momento de nos deslocar pela cidade, não é mesmo? Para tornar sua pedalada mais agradável, há as bikes elétricas, que oferecem uma dose extra de energia ao pedalar. Contudo, sempre existe a dúvida se a bicicleta elétrica funciona na subida.

Afinal, são nos trechos com inclinações que mais precisamos de ajuda. Para esclarecer tudo sobre o assunto, desenvolvemos um guia repleto de dicas e recomendações práticas para o dia a dia.

Como a bicicleta elétrica funciona?

Apesar do que muitos pensam, a bicicleta elétrica não dispensa os pedais, mesmo com o motor instalado. A bici somente exige menos esforço do ciclista no momento da pedalada, sendo uma grande aliada para todas as horas.

Podemos encontrar dois tipos de bicicletas elétricas: o primeiro funciona somente se a pessoa pedalar, sem acelerador, com as chamadas “pedaladas assistidas”. No segundo, há acelerador, por isso as pedaladas são opcionais.

Ambos apresentam bateria recarregável que alimenta o motor. Por isso, quem possui uma bike elétrica ou deseja comprar uma deve se atentar para recarregá-la da forma correta.

A bicicleta elétrica funciona na subida?

As subidas são o principal motivo para muitas pessoas optarem pela bike elétrica. Isso porque se você a utiliza para se deslocar pela cidade, é normal encontrar ladeiras no trajeto. Para não ter tanto esforço nesse momento, os motores da bike estão prontos para auxiliar.

Os dois tipos, com ou sem acelerador, são capazes de subir ladeiras, o que significa que a bicicleta elétrica funciona na subida. Se sua bike elétrica conta com potências ou marchas, aproveite o momento da subida para colocá-la no máximo. Assim, você faz menos esforço nesse trajeto.

Com as marchas e a potência na bicicleta elétrica para subidas, você pode controlar a intensidade da pedalada, facilitando a condução de acordo com a situação.

Dica

Após a subida, é recomendado diminuir a potência da bicicleta. Por exemplo, se você aciona a potência três para pedalar por uma ladeira, na hora que voltar para a inclinação normal, coloque a potência novamente no um. Caso contrário, a bateria será gasta mais rapidamente ficando em potências mais altas.

Homem com bicicleta elétrica.

Bike elétrica X bike comum

Uma das grandes diferenças e dúvidas mais comuns entre a bike elétrica e a comum são as potências. A potência também influencia diretamente a subida da bike em lugares inclinados. Para garantir um menor esforço nesses trajetos, é preciso ter uma boa potência.

Na elétrica, a potência do motor influencia diretamente o desempenho da bici. Uma dica para quem está pensando em adquirir bicicletas elétricas é optar por bicis acima de 250W, pois apresentam uma boa velocidade, promovendo autonomia durante a pedalada.

A potência na bike comum está diretamente ligada à força que você utiliza para pedalar. Diversos ciclistas usam um medidor de potência nas bicis para verificá-la durante a pedalada, permitindo uma melhor análise do próprio desempenho.

bike Itaú

Para facilitar seu dia a dia, conte com bicicletas compartilhadas. As laranjinhas elétricas estão à sua disposição para uma pedalada mais agradável, sem precisar fazer muito esforço. Além disso, a bicicleta elétrica sobe ladeira e é ideal para todos os trajetos dentro das cidades.

Para tornar sua rotina ainda mais prática e econômica, contamos com planos exclusivos que cabem perfeitamente no seu bolso. Para consultá-los, basta ter nosso aplicativo em mãos.

Com nosso aplicativo, também é possível conferir em quais cidades estão disponíveis as bicicletas elétricas e qual é a estação mais próxima de você. Afinal, o ponto de laranjinhas pode estar a apenas alguns passos. Para saber qual estação tem a bike elétrica, basta procurar o desenho de um raio ao lado do número de bicis disponíveis.

Facilidade

Com as bicicletas elétricas da bike Itaú, não é preciso se preocupar com o carregamento: elas são recarregadas para você. Basta escolher a estação mais próxima e começar a pedalada. Incrível, não é mesmo?

Benefícios da bicicleta

Ao utilizar o principal meio de transporte sustentável, você ajuda o meio ambiente. Isso porque as bicis não emitem gases poluentes que contribuem para o efeito estufa e as chuvas ácidas.

Além disso, com as bikes, a economia é garantida, visto que não é preciso abastecê-las com combustíveis, além de contarem com seguros e manutenções mais baratas em comparação a veículos motorizados.

Conte com a bike Itaú

Após saber um pouco mais sobre se a bicicleta elétrica funciona na subida, não deixe de ficar por dentro de diversas dicas incríveis e úteis para seu dia a dia. Aproveite a visita e confira nossas novidades!