Sobre a tembici

Entenda os benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente

Atualizado em 01 ago. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Além de contribuir significativamente para a saúde, os benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente indicam mais uma vantagem desse veículo. Isso porque, diferentemente dos automóveis, por exemplo, a bike não emite poluentes.

É comum ouvirmos e lermos que a bicicleta contribui para a sustentabilidade ambiental, mas você já parou para pensar como isso exatamente ocorre? Afinal, será que existem dados concretos sobre os impactos da bike ao meio ambiente?

Para esclarecer essa questão, siga com a leitura e descubra quais são os principais benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente. Ao final, considere começar a usar esse transporte hoje mesmo para ir ao trabalho, ao menos algumas vezes por semana. Vamos lá!

Como o uso da bicicleta contribui para o meio ambiente?

A maior parte dos transportes atuais no Brasil, como moto, carro e ônibus, são movidos a partir da queima de combustíveis fósseis. Esse processo, chamado de combustão, promove uma reação química responsável por liberar poluentes, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.

Assim, a emissão desses gases poluem a atmosfera, já que muitos são venenosos, contribuem para a chuva ácida e intensificam o efeito estufa. Porém, não é só o meio ambiente que sofre as consequências. Essas substâncias também são altamente nocivas para a saúde dos humanos, podendo provocar desde problemas respiratórios até certos tipos de câncer.

Bicicleta: uma escolha sustentável

Diante o cenário que mostramos, apostar na bicicleta é investir em um transporte sustentável, que contribui de modo significativo para o combate da poluição e a conservação do meio ambiente.

Isso acontece principalmente pelo fato de que esse tipo de transporte é movido a partir da energia criada pelo movimento do corpo, ou seja, quando você pedala, move a bicicleta com energia limpa.

Nesse sentido, os modelos elétricos também aparecem como uma possibilidade valiosa, já que não usam combustíveis fósseis para funcionar. Por isso, os benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente costumam ser destacados quando mencionamos uma possibilidade sustentável de mobilidade urbana.

Como investir em um meio de transporte sustentável de baixo custo

Caso você tenha interesse ou esteja engajado a contribuir com questões ambientais, a bicicleta aparece como ótima opção de transporte urbano sustentável de baixo custo. Ainda, engana-se quem pensa que é preciso comprar uma para começar a usar

Isso porque, atualmente, há serviços de bicicleta compartilhada, como a bike Itaú, que oferecem preços atrativos, com planos diários, mensais ou anuais. Sem se preocupar com taxas extras de manutenção, esse serviço é uma ótima forma para contribuir com a sustentabilidade sem precisar desembolsar altos valores.

Contribuição do uso da bicicleta para o meio ambiente e para a saúde: dados e índices

Você sabia que ao optar pelo uso de meios de transporte sustentáveis como única forma de locomoção, em vez de veículos poluentes, durante o período de um ano você sozinho deixa de emitir 4,4 kg de CO2?

Esse dado foi levantado na pesquisa intitulada “Economia da bicicleta no Brasil”, elaborada pela Aliança Bike em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apenas com esse índice, é possível observar a magnitude dos benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente, não é mesmo?

Bicicleta no meio da natureza.

Pedalar: uma atividade ótima para a saúde

Como se a contribuição para o meio ambiente já não fosse suficiente, os benefícios de pedalar não param por aí. Referente à nossa saúde, ao incorporar o uso da bike na sua rotina, você passa a se movimentar de forma regular, o que é excelente para o corpo, já que trata-se de um exercício físico.

Segundo divulgado em uma matéria na Revista Bicicleta, apenas 40 minutos de pedalada já são suficientes para o corpo começar a diminuir os níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse), melhorar o sistema cardiovascular e aumentar a capacidade respiratória e do fluxo de sanguíneo e de oxigênio no cérebro.

Dicas para introduzir a bicicleta à sua rotina

Agora que você conferiu os principais benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente e para a saúde, que tal começar de uma vez por todas a utilizar a bike na sua rotina? Caso não tenha o hábito de praticar exercícios físicos, considere seguir essas dicas:

  • faça um check up médico e garanta que o seu corpo está preparado para     começar uma rotina de atividade física;
  • comece aos poucos. Inicie pedalando apenas algumas vezes por semana, por poucos minutos. Gradativamente, aumente o tempo e a quantidade de dias;
  • torne a atividade ainda mais divertida convidando um amigo para pedalar junto;
  • invista nos serviços de bicicleta compartilhada da bike Itaú para ter mais facilidade na sua rotina;
  • não se esqueça de passar protetor solar no rosto, braços e pernas;
  • leve uma garrafa de água e mantenha-se hidratado durante o trajeto.

Contribua com a sustentabilidade utilizando a bike Itaú

A bike Itaú é um serviço de aluguel de bicicletas que já está presente nas principais cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Além da questão referente aos benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente, ao optar por esse tipo de transporte, você passa a estar sempre ativo.

Conte conosco e ajude a fazer a diferença rumo a um mundo mais saudável e com menos poluentes. Acesse nosso site ou baixe o aplicativo e encontre a estação de bikes mais próxima de você!