Sobre a tembici

Conheça os múltiplos benefícios do ciclismo

Atualizado em 05 abr. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andar de bicicleta é um hábito que faz parte da vida de muitas pessoas, seja como um meio de transporte, seja como um apoio das atividades físicas ou dos momentos de lazer. Independentemente da finalidade, os benefícios do ciclismo são inúmeros tanto para o corpo quanto para a mente. 

O ciclismo é uma ótima opção para quem busca uma atividade física para praticar em diversos momentos do cotidiano. Com uma bicicleta ao seu lado, as possibilidades de mudança no estilo de vida são enormes. Descubra a seguir quais são as vantagens dessa prática! 

Como pedalar muda o estilo de vida?

Nem todo mundo tem tempo para praticar exercícios físicos em meio à rotina de trabalho, estudo e tarefas domésticas. Por isso, muitas pessoas optam por pedalar para chegar aos destinos do cotidiano, como uma simples ida ao dentista ou aquela passadinha no mercado para comprar o ingrediente que faltava na receita. 

Começando com essa introdução simples, a bicicleta se torna mais presente na sua vida. Esse hábito pode ser uma alternativa para economizar nas corridas de aplicativos, chegar mais rapidamente à escola, divertir-se com os amigos pela cidade e em passeios turísticos. 

Cada vez que a bicicleta é escolhida para as atividades diárias, não é somente o meio ambiente que agradece, mas também a saúde física e mental. Isso porque o bem-estar se torna cada vez mais presente e a disposição para começar o dia é ainda maior para quem pedala

Saúde física

Se agora você está se perguntando quais são os benefícios do ciclismo para a saúde, a resposta para essa dúvida é maior do que você imagina. Aliás, as vantagens não se limitam apenas à liberação de hormônios que promovem o bem-estar e o relaxamento do corpo. 

Para começar a citar os benefícios do ciclismo para o corpo, o principal é o fortalecimento muscular. Por ser uma atividade que requer o movimento constante das pernas, os músculos são tonificados de acordo com a intensidade da pedalada.

Outro ponto que se destaca é a melhora no sistema cardiovascular. De acordo com de acordo com vários estudos internacionais, pedalar regularmente diminui os riscos de doenças no coração. Isso acontece devido ao estímulo da circulação sanguínea, do fortalecimento dos músculos do coração e da redução dos níveis de gordura no sangue.  

Pessoa andando de bicicleta.

Redução de doenças

Além dos aspectos anteriores, o ciclismo oferece vantagens contra o câncer e a diabetes. Para a primeira doença, um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) mostra que pedalar para ir ao trabalho reduz em 45% as chances de desenvolvimento da doença. 

Para a diabetes, uma pesquisa do Jama Internal Medicine revela que o ciclismo reduz a mortalidade em 24% para praticantes diabéticos (comparados com aqueles que não pedalam). 

A prática de atividades físicas, incluindo andar de bicicleta, melhora a sensibilidade do corpo à insulina e diminui os riscos de problemas cardiovasculares em quem tem diabetes tipo 2.

Saúde mental 

Depois de exemplificar quais são os benefícios do ciclismo para a saúde, é importante ressaltar que a melhora também acontece na parte mental. Graças à liberação dos hormônios da felicidade durante a prática, o corpo fica mais leve e as noites de sono são mais agradáveis. 

Andando de bicicleta, o nível de cortisol também diminui. Esse hormônio é responsável pela sensação desagradável de estresse que está presente em muitas pessoas. 

Dessa forma, aqueles que praticam o ciclismo podem ter uma melhora no humor, no grau de estresse diário e na ansiedade, combatida pela prática de exercícios físicos regulares.  

Qualidade de vida 

Mais que as melhorias na saúde, os benefícios de andar de bicicleta entram no âmbito financeiro e social. Nessa área, eles também promovem uma mudança na qualidade de vida de seus praticantes.

Pedalar é uma ótima forma de trazer mais praticidade aos trajetos do dia a dia, já que basta buscar uma bike compartilhada ou sair de casa andando em sua própria bicicleta para ciclismo e lazer. 

Ao mesmo tempo que o ciclista pratica uma atividade física, ele garante economia em tempo e dinheiro que seriam gastos enfrentando o trânsito, aguardando e pagando por corridas de aplicativo.

Prática acessível

Um dos benefícios que algumas pessoas desconhecem é a possibilidade de  praticar mesmo sem ter uma bike própria. Com o sistema de bicicletas compartilhadas, cada um pode se planejar para pedalar saindo de locais próximos de onde estiver. 

As bicis estão disponíveis em diversas cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre e Salvador) e no exterior (Santiago e Nordelta). Confira o mapa e descubra as estações dessas localizações.

Bike Itaú

De forma simples e rápida, você pode fazer o cadastro e a assinatura do plano de assinatura pelo aplicativo, disponível na App Store ou no Google Play. 

No app, você tem acesso ao mapa de estações para acompanhar o tempo das viagens, saber onde buscar e devolver as bikes Itaú. Tudo é feito para tornar sua experiência ainda mais prática!

Saiba mais sobre o ciclismo

Gostou de conhecer alguns benefícios do ciclismo? Então, aproveite sua visita no blog para conferir outros conteúdos sobre o universo das bicicletas. Essa é uma ótima oportunidade para descobrir curiosidades que vão melhorar sua pedalada!