Sobre a tembici

Benefícios de beber muita água na rotina

Atualizado em 01 jun. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

A água é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Consumida na quantidade adequada, ela traz diversas vantagens, fazendo a diferença no nosso dia a dia. Por isso, vamos falar mais sobre os benefícios de beber muita água.

Para manter seu corpo saudável, é preciso tomar água. Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo completo sobre os benefícios de beber muita água, a quantidade ideal e a importância de se manter hidratado durante a prática de exercícios físicos.

Afinal, qual é a quantidade de água ideal para beber?

Aprendemos desde pequenos que devemos tomar 2 L de água todo dia. Contudo, na verdade, a quantidade de litros de água por dia varia de um indivíduo para outro. Isso porque ela depende de idade, peso, atividades físicas e até condições climáticas, já que em dias mais quentes bebemos mais líquidos.

Para saber quanta água você deve consumir por dia, é necessário consultar um profissional especializado. Afinal, somente ele pode determinar a porção ideal de líquidos para sua rotina.

Lembre-se de não beber tudo de uma só vez, é preciso dividir ao longo do seu dia. Uma dica para saber se seu corpo está hidratado é verificar a cor da urina: se ela estiver amarela-clara, isso significa que você está bem hidratado.

Além disso, caso esteja fazendo uso de medicamentos, é necessário informar o profissional de sua confiança, pois pode ocorrer uma variação na porção necessária do líquido.

Benefícios de beber água

Os benefícios da água são diversos para nosso corpo, como eliminar substâncias tóxicas, hidratar, ajudar na digestão de alimentos, auxiliar na absorção de nutrientes e muitos outros.

A água é um dos principais componentes do nosso sangue, por isso manter o corpo hidratado é sinônimo de um bom funcionamento do organismo, já que ele não pode operar corretamente sem água.

Além disso, a água ajuda a prevenir o aparecimento de pedras nos rins e, consequentemente, melhora o funcionamento deles. Portanto, agora, você já está ciente dos diversos benefícios de beber bastante água.

Mulher bebendo água.

Beber água em excesso faz mal?

Apesar de a água trazer incríveis benefícios, o líquido em excesso também pode fazer mal para nosso corpo. Quando a consumimos em grandes quantidades, sobrecarregamos nossos rins, causando um desequilíbrio de eletrólitos no sangue.

Esse desequilíbrio acontece quando nossos rins não conseguem mais filtrar a quantidade excessiva de água que bebemos. Por isso, é essencial consumir líquido na porção adequada.

Por que beber água durante os exercícios físicos?

Realizar exercícios físicos por muitas horas, como pedaladas, pode levar à desidratação. A prática em grande intensidade pode nos fazer suar muito, eliminando grandes quantidades de água do corpo.

Esse é um dos principais motivos para beber água durante a prática de exercícios físicos. Principalmente se você for pedalar no sol, lembre-se de beber pequenas quantidades de líquido durante a pedalada. Uma dica é levar uma garrafinha e, aos poucos, ingerir o líquido, não somente quando sentir sede.

Além disso, beber água durante a prática de exercícios traz diversos benefícios como: controle do cansaço, mais disposição para treinar, regulação da temperatura do corpo e muitos outros.

A importância de evitar a desidratação

Como a água é responsável pelo bom funcionamento do organismo, é essencial evitar a desidratação e beber a quantidade de líquido adequado para seu corpo durante sua rotina. Do contrário, alguns sinais de desidratação podem aparecer: tontura, boca seca, cansaço, dor de cabeça e muitos outros.

Dicas para beber água durante a rotina

Muitas vezes, na correria do dia a dia, não bebemos a quantidade de água adequada para nosso organismo. Uma dica para lembrar é manter uma garrafinha por perto. Assim, você consegue beber água gelada ou natural durante o dia.

Essa dica também é essencial para as pedaladas, principalmente para longas distâncias. Beba água e leve sempre uma garrafinha com você. Caso precise, leve uma garrafa de líquido extra para andar de bike.

Já se você não gosta de beber água natural, uma excelente solução é colocar alguns pedacinhos de frutas no líquido. Dessa maneira, ela fica com o sabor se sua preferência.

Dica extra

Para você controlar a quantidade de água que bebe durante o dia, há garrafinhas que marcam os litros. Essa é uma excelente opção para quem se esquece de tomar durante a rotina.

Saiba tudo sobre o universo das bikes

Após saber um pouco mais sobre os benefícios de beber muita água, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos sobre o universo das bicicletas. São diversos temas para ajudar você a ter melhores pedaladas e curtir muito o trajeto. Aproveite a visita e confira nossos incríveis planos!