Sobre a tembici

Confira os benefícios em andar de bicicleta no dia a dia

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andar de bicicleta é um hábito saudável, que muitas pessoas aprendem durante a infância e que proporciona experiências únicas pelo resto da vida. Mais ânimo, energia, disposição, diversão, dinamicidade e saúde são algumas vantagens dessa prática que faz a diferença no dia a dia.

Antes, a bicicleta era mais percebida nas atividades de lazer. Agora, ela é cada vez mais usada para ir a escola, faculdade, encontrar os amigos na hora do almoço, para ir buscar pequenas compras no mercado e muito mais.  

Aumento no uso das bicicletas

De acordo com a União dos Ciclistas do Brasil (UCB), a pandemia do coronavírus provocou o aumento do uso das bicicletas. Muitas pessoas optaram pela bike por ela permitir manter o distanciamento social durante deslocamentos

Essa foi outra saída também para se movimentar mais, já que a rotina agitada de se locomover entre trabalho, escola e casa foi alterada. Com as academias fechadas no começo do distanciamento social, pedalar se tornou uma prática individual e uma alternativa de atividade física.

Além disso, com a crise econômica, a bicicleta virou uma opção mais econômica para quem precisou poupar o dinheiro e evitar os gastos com combustível dos automóveis ou em corridas com aplicativos. 

Benefícios de andar de bicicleta

Existem muitos benefícios de andar de bicicleta, e o que mais se destaca é a liberdade nos trajetos e os ganhos para a saúde. Pedalar traz mais autonomia, e cada pessoa pode fazer o caminho que achar melhor, bem como complementar o trajeto com outros transportes, se necessário.

Com as magrelas, tanto o meio ambiente quanto o corpo saem ganhando. Você se conecta com a natureza, ajuda a diminuir a poluição sonora e atmosférica e, de bônus, melhora seu bem-estar, enquanto fica mais disposto para fazer as atividades do dia.

Saúde

Muitos procuram se exercitar para perder peso, mas praticar uma atividade física, como pedalar, vai além disso. Enquanto você anda de bicicleta, os músculos das pernas, coxas, abdômen e braços se fortalecem e desenvolvem a massa muscular.

Essa prática também ajuda a reduzir o estresse e a manter o corpo menos tensionado, proporcionando boas noites de sono, estimulando a liberação de endorfina e aumentando os níveis de serotonina — duas substâncias que deixam a pessoa mais relaxada e feliz. Assim, corpo e mente vão agradecer pelo exercício.    

No que diz respeito ao organismo, como o metabolismo fica acelerado, há a redução do colesterol ruim (LDL) e a fácil eliminação de toxinas por meio da transpiração. 

Homem andando de bicicleta.

Meio ambiente

Ao contrário dos automóveis convencionais, a bicicleta não contribui para a emissão de CO2, um dos gases do efeito estufa liberados pela queima de combustíveis fósseis e que influencia diretamente no aquecimento global.

Por não precisar desses combustíveis e não causar congestionamento na cidade, a bicicleta não provoca poluição sonora e atmosférica, sendo considerada um meio de transporte sustentável. 

Além disso, após o tempo de vida útil da bicicleta, é possível descartá-la de forma correta para que seja reciclada ou reutilizar as partes individualmente. Inclusive, existem modelos já produzidos com plástico reciclado de garrafas pet.

Economia

As bicicletas têm um custo de manutenção bem menor em comparação aos carros e às motocicletas, e não possuem impostos anuais. Assim, é muito mais econômico adquirir e manter a bike em boas condições de uso. 

A economia durante o uso também é garantida, pois não há necessidade de abastecimento com combustíveis, que normalmente apresentam valores altos e podem ter mais gastos de acordo com o uso do veículo. 

Lembrando que, pela autonomia das bikes, você pode alternar entre os meios de transporte e ainda assim economizar. Não necessariamente você precisará pagar mais de uma passagem, pois pode usar a bicicleta em partes do trajeto e escolher percorrê-lo da forma que preferir! 

Onde andar de bicicleta

Cada cidade oferece espaços próprios para andar de bicicleta, como as ciclovias e ciclofaixas, que garantem mais facilidade na locomoção sem que o ciclista precise pedalar o tempo todo junto aos demais veículos. Assim, você pode escolher onde pedalar e seguir seu próprio ritmo.  

Além disso, os parques são ótimas opções para momentos de lazer com amigos e familiares. Com espaços abertos, as possibilidades de atividades físicas aumentam, permitindo corridas, caminhadas, andar de bicicleta, patins e muito mais. 

Aluguel de bicicleta

Com tantos benefícios de andar de bicicleta para o corpo e para o meio ambiente, você já pode se planejar para começar a pedalar. O aluguel de bicicleta possibilita uma experiência única de mobilidade urbana e pode ser encontrado em diversas regiões do país.

Bike Itaú

O sistema Bike Itaú permite o aluguel de bicicletas com valores acessíveis e ótimo custo-benefício. Ao fazer o download do aplicativo pela Google Play ou pela App Store, você pode selecionar a cidade em que deseja pedalar e ter acesso à lista de planos.

Com opções de planos diário, mensal e anual, você tem acesso ao aluguel de bikes que podem ser encontradas em diversas estações espalhadas pela cidade, e ainda pode se localizar pelo mapa do aplicativo. São muitas vantagens para você aproveitar!

Veja mais conteúdos sobre bicicletas

Gostou de saber mais sobre os benefícios de andar de bicicleta para a saúde e para o meio ambiente? Então, aproveite para acompanhar os conteúdos parecidos aqui, no nosso blog!