Sobre a tembici

A importância das ciclovias em São Paulo e suas vantagens

Atualizado em 21 fev. 2022 Ciclovias Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Há alguns anos, a ideia de ter ciclovias em São Paulo era absurda, afinal, “mal há espaço para os carros, como incluir bicicletas nessa equação?”. Contrariando esse tipo de pensamento, as vias destinadas para os ciclistas não só deram certo como comprovaram sua necessidade, especialmente em cidades grandes, como a própria SP.  
Foi-se o tempo em que as bikes eram lembradas apenas nos momentos de lazer, como um passeio no parque. Atualmente, elas são uma das opções de transporte que além de facilitar a locomoção de milhares de pessoas, contribui para uma vida ainda mais saudável. 

SP é a cidade com mais ciclovias do Brasil

São Paulo é a cidade brasileira que conta com mais ciclovias em todo o país. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), até novembro de 2021, SP contava com 684 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, onde: 

  • 651,9 km são ciclovias;
  • 32,1 km são ciclorrotas.

Além disso, há mais de 7 mil vagas de bikes distribuídas em 72 bicicletários. Somado a esse número estão as mais de 800 vagas em paraciclos, distribuídos em 29 pontos.
Até 2024, a Prefeitura da Capital promete mais 673 quilômetros de vias com tratamento cicloviário, de acordo com o Plano de Metas. Dessa forma, serão cerca de 1.350 quilômetros de ciclovias em São Paulo. 

A importância das ciclovias na cidade

As ciclovias em São Paulo são cada vez mais utilizadas pelos ciclistas: desde os que estão passeando até aqueles que utilizam a bike como transporte alternativo
Com esse espaço, há menos chances de acidentes entre ciclistas e motoristas, já que os carros passam a circular afastados das bikes, seja em uma avenida, seja em uma rua mais tranquila.   
As ciclovias também preservam os pedestres: com os espaços destinados às bikes, há um aumento de visibilidade para os motoristas e para quem precisa cruzar a rua, além de um acalmamento geral no tráfego que garante mais segurança nas travessias. E mesmo que tenha alguma faixa nesse espaço, há delimitação para ambos, além de faixas para travessias. 
Outro ponto interessante nas ciclovias em São Paulo é a fluidez do trânsito. Com mais pessoas optando por andar de bike no dia a dia, automaticamente teremos menos carros circulando pelas vias, o que deixa o tráfego mais fluido. Por isso, é importante ter vias para ciclistas nas principais rotas da cidade. 
mulher andando de bicicleta verde na ciclovia.

Ar mais limpo e saúde em dia

As bikes são amigas da natureza e, por não emitirem CO₂ como os veículos motorizados, permitem que as pessoas se locomovam pela cidade sem poluir o ar, contribuindo para a saúde de todos. 
E não é só o ar que fica mais limpo! A poluição sonora também diminui consideravelmente, uma vez que, quanto mais bikes, menos carros nas ruas. Isso faz com que a região fique, além de mais limpa, mais agradável para os transeuntes e moradores. 
Além disso, andar de bicicleta contribui com a saúde do ciclista. Para entender melhor os benefícios para a sua saúde ao optar por se locomover com a magrela, você pode conferir o conteúdo exclusivo que preparamos sobre o tema clicando aqui

Acessível para todas as idades

Homem, mulher, adulto, criança ou idoso: as bikes são um dos veículos mais acessíveis disponíveis no mercado. Além de atenderem a vários perfis, as bicicletas também divertem a todos, independentemente da idade. 
Elas também proporcionam um momento divertido em família ou entre amigos, o que contribui para o estreitamento dos laços e momentos de bem-estar. Que tal pegar a sua agora mesmo para pedalar pela cidade?

Economia

Inegavelmente, o carro é uma opção confortável para andar pela cidade em algumas situações. Mas você já parou para calcular quanto o seu veículo custa por mês, seja ele particular ou de aplicativo? Com a bicicleta, você tem um custo mínimo, o que é saudável também para o seu bolso! 
E não tem problema se você não tiver uma bike: mesmo com as bicicletas compartilhadas, a economia é considerável. Um exemplo são as laranjinhas do Itaú, que você pode alugar por menos de R$ 4 e circular tranquilamente por  São Paulo e demais regiões. 
Para saber onde encontrar pontos de aluguel de bikes Itaú e os planos disponíveis, clique aqui! Caso prefira, você pode fazer o download do nosso aplicativo, compatível com Android e iOS.    

Acompanhe-nos para mais conteúdos como este!

Gostou de saber mais sobre a importância e as vantagens de ter ciclovias em São Paulo e demais regiões? Então não deixe de conferir nossas publicações para manter-se sempre atualizado sobre as notícias e novidades desse universo! 
E para saber mais sobre os aluguéis de bicicletas Itaú, confira nosso site e esclareça todas as suas dúvidas em nossos canais de atendimento. Aproveite para conferir onde encontrar as estações de bikes mais próximas a você!